domingo, 6 de abril de 2014

Diferença entre os HD SATA e SAS

SATA
        A sigla significa Serial AT Attachement e se refere à tecnologia de transferir dados do PC para o drive. Veio depois do ATA com a implantação da transferência de dados em série, e não mais de forma paralela. É o tipo de HD mais utilizado nos computadores de casa e tem arquitetura ponto a ponto, fazendo ligação direta entre o controlador e o dispositivo de armazenamento.
     Entre as suas principais características estão a sua conexão com dispositivos exteriores, reconhecimento de dispositivos após serem conectados, transferências de até 6 Gbit/s e codificação 8B/10B. Usa conectores de 70 mm, um cabo de dados com sete condutores e tensões de 3,3 V, 5 V e 12 V. Suas vantagens são velocidade transferência de dados, a utilização de hot-swap e suporte a de cabos mais finos.
SAS
      A sigla significa Serial Attached SCSI, ou SCSI com Serial Anexado. Isso já diz bastante sobre como ele atua. É um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. É como o SATA está para o ATA. Inclusive, ele foi inspirado no próprio SATA e tem uma grande compatibilidade com este padrão. O grande diferencial dele é que pode permitir a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.
      A comunicação SAS é realizada com transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 3 Gbps (375 MB/s), frequência máxima de 3.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8 metros, suporta hot-plug, permite 4 dispositivos por cabo, cabo de 32 pinos e o consumo de 800mV. O SAS é um padrão que tende a ser utilizado em servidores – e não em computadores caseiros.